Projetos Desenvolvidos

Projetos Desenvolvidos


  • Plataforma de Gerenciamento Baseado em Políticas para rede Giga
    O objetivo principal do projeto é estudar parâmetros para configuração de uma Rede Ótica (rede Giga), avaliar as funcionalidades e o desempenho de aplicações IP executando sobre tecnologias ópticas, com vistas à melhoria na qualidade dos serviços oferecidos aos usuários. Para atingir esses objetivos, será desenvolvida uma ferramenta de gerenciamento baseado em políticas para redes óticas, dentro da arquitetura GMPLS (Generalized MPLS), visando a integração da camada IP com os dispositivos óticos. Uma infraestrutura de redes óticas, no qual a rede GIGA é um dos primeiros protótipos no país, possibilitará a transmissão de grande quantidade de dados com custo baixo, ideal para suportar o projeto de inclusão digital no país.
  •  Implementação do protocolo CFM para a linha DmSwitch.
    O protocolo CFM (Connectivity Fault Management) permite corrigir as falhas de conectividade entre links em uma rede. O projeto consistiu em implementar o referido protocolo na linha DmSwitch da empresa DATACOM. A implementação foi feita utilizando códigos em C e em Assembly. Também foi desenvolvido algumas funções OAM (Operation, administration e maintenance) que permitem mensurar diferentes parâmetros de desempenho e assim avaliar a performace da conexão.
  • Implementação do protocoloLLDP para a linha DmSwitch.
    O protocolo LLDP (Link Layer Discovery Protocol) permite a descoberta da topologia física das estações adjacentes dentro de uma rede LAN. O protocolo facilita a identificação das estações conectadas, seus pontos de interconexão e pontos de acesso para protocolos da gerência. O projeto consistiu em implementar o referido protocolo na linha DmSwitch da empresa DATACOM. Também foi estudado a viabilidade de portabilidade da implementação dos protocolos PWE3 (Pseudowire Emulation Edge to Edge) e RSVPTE (R esource Reservation Protocol Traffic Engineering) da pilha da empresa DATACOM para o sistema operacional Linux.
  • Testes dos protocolos BGP, LDP, RSVP, OSPFv1, RIPv1 e RIPv2 da DATACOM
    Os DmSwicthes da empresa DATACOM possuem uma série de protocolos embarcados que possibilitam o seu correto funcionamento. Dentre os quais se destacam os protocolos OSPF, RIP, LDP, RSVP e BGP. O projeto consistiu em implementar scripts, em Ruby, capazes de criar pacotes, válidos ou não, de cada um destes protocolos para futuros testes caixa preta a serem realizados pela DATACOM. Foram utilizados os módulos RubyGem Racket para criação dos pacotes e pcaprub para captura e análise dos pacotes gerados para posterior avaliação.
  • Testes dos protocolos LACP, LLDP, VRRP, CFM, MSTP, BFP, ERPS e OSPFv3 da DATACOM
    Os DmSwicthes da empresa DATACOM possuem uma série de protocolos embarcados que possibilitam o seu correto funcionamento. Dentre os quais se destacam os protocolos OSPF, CFM, LACP, LLDP, VRRP, MSTP, BFP e ERPS. O projeto consistiu em realizar testes de conformidade nos protocolos supracitados. Uma vez identificados erros de conformidade, as causas dos erros eram estudadas e possíveis soluções eram sugeridas a empresa DATACOM.
  •  Implementação do protocolo VRRP para a linha DmSwitch.
    O protocolo VRRP (Virtual Router Redundancy Protocol) consiste em criar roteadores virtuais a partir de um grupo de roteadores físicos reais e, dessa forma, prover redundância de enlaces e melhorar a disponibilidade da rede. O projeto consistiu em implementar o referido protocolo na linha DmSwitch da empresa DATACOM. A implementação foi desenvolvida em C e baseada em um projeto de código aberto, corrigido e adaptado para as especificações do hardware da DATACOM.
  • Testes e correções dos protocolos ERPS e CFM para a linha DmSwitch.
    O protocolo CFM (Connectivity Fault Management) permite corrigir as falhas de conectividade entre links em uma rede, enquanto o ERPS (Ethernet Ring Protection Switching) especifica mecanismos de identificação e correção de falhas em enlaces entre switches. O projeto consistiu em realizar testes unitários no código desenvolvido pela DATACOM e corrigi-los. Também foram elaborados cenários e casos de testes para a realização de testes funcionais. OBS: Durante este TA foi desenvolvida a ferramenta SimTopology voltada para simulação de uma rede física para testes funcionais do protocolos ERPS e CFM.
  • Gerenciamento de Redes Baseado em Políticas
    Este projeto foi desenvolvido um framework baseado no modelo de Gerência de Redes Baseada em Políticas proposto pelo IETF/DTMF. A partir deste framework Na arquitetura desenvolvida, foram implementados todos os blocos propostos: PMT, PDP, PEP e PIB e também o modelo de informações baseado na proposta do CIM (Common Information Model). O framework foi aplicado num ambiente de redes WLAN IEEE 802.11b.
  • Investigação do protocolo IEEE 802.11 para localização de dispositivos móveis visando QoS e segurança.
    Esse projeto visou realizar um estudo aprofundado do protocolo IEEE 802.11 (WLAN) com o objetivo de investigar novos mecanismos que possibilitem uma melhoria na qualidade de serviço (QoS) e segurança. Normalmente, em uma rede sem fio a localização física dos diversos dispositivos não é conhecida. Essa característica é uma grande vantagem para usuários que podem ter acesso as informações de qualquer lugar, porém, para o sistema de gerenciamento essa característica torna difícil a manutenção de parâmetros de qualidade de serviço. Para o gerenciamento de segurança a localização física do dispositivo também é um fator importante para permitir ou bloquear acesso do usuário, por exemplo, bloquear acesso de terminais localizados fora do prédio.
  • Uso de dispositivos programáveis para comutação em velocidades Gigabit
    Estudo sobre os mecanismos de hardware e software para comutação e tem como meta definir as linhas para se atingir velocidade gigabits, necessárias para as novas redes óticas. Apesar da capacidade das fibras óticas, o aumento no tráfego IP começa a saturar os procesadores dos comutadores atuais e traz novos desafios para o desenvolvimento de novas arquiteturas para esses equipamentos. Mesmo com o advento de comutação puramente ótica (OXCs), sempre haverá necessidade de comutadores eletrônicos, principalmente nas bordas das redes. Esse projeto tem como objetivo estudar as principais técnicas de software e hardware para realizar comutação de pacotes (relacionadas principalmente às camadas 2 e 3) e mostrar as dificuldades para implementa-las e indicar as mais adequadas para realizar comutação em velocidades gigabit por segundo.
  • Gerência de Configuração, de Falhas e de Desempenho de Redes Ópticas de Transporte (OTN)
    O gerenciamento de rede é uma das principais atividades de um administrador de rede. Através dessas ações, é possível, ao administrador, identificar falhas e gargalos através da observação do desempenho da rede e realizar configurações remotas nos equipamentos. Este projeto consistiu em desenvolver bases de informação de gerências de Configuração, Falhas e Desempenho dos switches ópticos da empresa PADTEC visando propiciar este gerenciamento. Visando facilitar os testes em redes ópticas foi feita uma interligação entre simulador de redes ópticas OMNET++ com um ambiente Openstack para emulação de Redes Ópticas gerenciadas via NETCONF.
  • Redes Ópticas Definidas por Software: uma Abordagem Apoiada em Técnicas Semânticas
    Redes definidas por software (SDN) é uma tecnologia que vem ganhando mercado nos últimos anos por automatizar e facilitar o gerenciamento da rede. O propósito desta tecnologia é, além de otimizar a utilização da rede, reduzir o número de operações manuais durante o gerenciamento e, assim, mitigar os erros humanos. Este projeto tem como objetivo analisar o grau de dificuldade de implementação de serviços em um framework de tecnologia de redes definidas por software(SDN) aplicada às redes de transporte, e ao final, indicar qual o melhor caminho para evolução de uma solução SDN.
  • Desenvolvimento do Módulo de Configuração e Monitoração dos protocolos Síncronos no NL1000 da Cyclades.
    O objetivo geral desse trabalho foi a implementação de um daemon de configuração e monitoração dos protocolos HDLC (High Level Data Control) e Frame Relay no roteador NL1000 da Cyclades. A implementação desse daemon que chamamos SYNCD foi baseada na implementação do PPPD (Point to Point Protocol Daemon).
  • Estudo de novas estratégias para gerenciamento de recursos em Redes Autônomas.
    Com o uso cada vez maior de redes móveis sem fio tornasse cada vez mais difícil conseguir gerenciar uma rede constituída com esses dispositivos. As redes tradicionais, construídas principalmente por uma estrutura fixa e determinística sempre foram gerenciadas seguindo o paradigma centralizado, o órgão administrador da operadora da rede é responsável por estabelecer a melhor alocação de recursos para atender aos requisitos dos usuários. Esse paradigma tornasse impraticável nas redes móveis atuais devido à imprevisibilidade de distribuição dos dispositivos e disponibilidade de recursos. Em uma rede Ad Hoc, onde cada usuário também é responsável pelo encaminhamento e roteamento das mensagens, o gerenciamento centralizado tornasse impossível. Esse projeto tem como objetivo estudar novas estratégias para distribuição e alocação de recursos em uma rede Ad Hoc de forma a manter a rede funcionando de forma autônoma e mais eficiente possível, isto é, sem a necessidade de uma entidade central de gerenciamento.
  • Redes IP – Desenvolvimento de protocolos; gerenciamento e estratégia de testes.
    Realização de estudos (pesquisa), desenvolvimento de protocolos (software) e agentes SNMP, o gerenciamento desses agentes, bem como a realização do plano de testes.
  • Projeto SERGIPE – MCT/CNPq Edital Universal 015/2007
    Neste projeto, serão abordados diversos aspectos relacionados à aplicação de redes de sensores sem fio em ambientes de petróleo e gás. Numa primeira etapa, serão levantados os requisitos de sensoreamento remoto deste ambiente. Em seguida, serão estudados, propostos e avaliados mecanismos e protocolos de roteamento para redes de sensores sem fio voltados para o ambiente em questão. Além disso, serão recenseados, estudados e adquiridos dispositivos de sensoreamento para a construção de protótipos baseados em dispositivos disponíveis no mercado, assim como baseados em FPGA (FieldProgrammable Gate Arrays). Um dos protótipos permitirá estudar a aplicabilidade de redes de sensores sem fio em águas submarinas através do uso de modems acústicos.
  • CBComm Mobile
    Aplicação Android para sincronização de CBAs com a aplicação servidora para monitoramento, controle e desempenho de tratores na produção agrícola.
  • Leucotron Android Launcher
    Customização do launcher padrão do Android 4.0.4 para bloqueio e desbloqueio de aplicações Android.
  • Simulador de Nobreak APC by Schneider
    Desenvolvimento de um simulador de nobreaks gerenciáveis APC da empresa Schneider Electric.
  • SGM APC by Schneider
    Desenvolvimento de aplicação SGM para gerência e monitoramento de nobreaks. Protocolo de comunicação. Agentes SNMP e gerenciamento desses agentes.
  • Codin SmartSense
    Desenvolvimento de sistema de licenciamento para aplicação de controle de acesso. Protocolo de comunicação com controladoras via Smartcards.
  • Sistema de Monitoramento de Aerogeradores
    Desenvolvimento de sistema para monitoramento de rotores e estatores de aerogeradores. Definição de protocolo de comunicação e integração com porta serial.
  • Sistema de Monitoramento de Eletrodependentes
    Desenvolvimento de sistema para monitoramento de baterias de equipamentos que atendem a enfermos. Definição de protocolo de comunicação.

Outros Projetos Realizados


    • Desenvolvimento de ERP para empresas comerciais e industriais.
    • Drivers para impressoras Bancárias.
    • Driver para dispensador de cédulas, depositário e dispensador de envelopes.
    • Desenvolvimento de aplicações para terminais touch-screen.
    • Levantamento de Requisitos e de Ambiente para desenvolvimento de solução de segurança personalizada.
    • Soluções com Funcionalidades de BI para Geração de Dados Gerenciais.
    • Desenvolvimento Aplicativos para GPS.
    • Drivers para Automação Comercial e Bancária (Windows e Linux).
    • Soluções de Gerência de Projetos e Processos para Indústria.
    • Desenvolvimento de protocolo Generic Framing Procedure (GFP) em VHDL.
    • Drivers para teclado bancário e painel de operador.
    • Segurança em Redes..
    • Software para Fluência de Cabos Ópticos do Tipo OPGW.
    • Software para Gerenciamento de Balanças Comerciais.
    • Desenvolvimento de Jogos para empresas de entretenimento e propaganda.